Marketing Político no Brasil
Com a participação de 50 reconhecidos autores, “Marketing Político no Brasil” é uma obra atemporal, de referência e essencial para todos os profissionais de marketing político. Uma união dos nossos associados do CAMP e mais dois convidados, representando importantes instituições democráticas do país. Elaborada também para candidatos(as), assessores(as), advogados(as) eleitoralistas, jornalistas que cobrem política, estudantes, para toda a Academia e demais interessados em boas práticas de comunicação para campanhas eleitorais e de governo.
O CAMP inaugura o seu primeiro trabalho editorial priorizando a multiplicidade e a experiência dos seus associados e associadas. Marketing Político no Brasil é um livro construído por muitas mãos, com presença, significado e, assim, se consolida como a obra mais completa do Marketing Político brasileiro.
Ficha Técnica
Coordenação da obra: Bruno Hoffmann, Darlan Campos, Einhart Jácome da Paz (in memoriam), Gil Castillo e Paulo de Tarso da Cunha Santos
Diretora de Operações do CAMP: Ketrin Raitz
Direção de arte da capa, mosaico e miolo: Tarcísio Dantas
Arte final do mosaico de fotos: Lucas de Ouro
Diagramação: Patrícia Weiss
Revisão ortográfica/gramatical: Ângela Guanais e Olívia Fausto
Páginas: 428
Dimensões: 15.8 x 4 x 23 cm
ISBN Físico: 978-65-983908-0-8
ISBN Digital: 978-65-983908-1-5
Veja o nosso livro no detalhe
LISTA COMPLETA DE AUTORES
Autores associados ao CAMP
Abel Lumer – Abel Lumer é consultor político, sócio-diretor da Lumer Comunicação, responsável por diversas campanhas e coordenação de comunicação de mandato. Professor e palestrante, com mais de 1.000 alunos formados em eventos no Brasil e no exterior.
Alberto Lage – Alberto Lage iniciou a carreira aos 18 anos, com análise de UX. Coordenou internet, TV e rádio em campanhas majoritárias. No Senado, foi consultor e, em BH, o mais jovem chefe de gabinete do prefeito da história. Hoje, assessora o secretário de Educação da Prefeitura do Rio.
Alejandro Alvaro – Alejandro Alvaro é consultor de comunicação e sócio da 8MKT. Participou de 13 campanhas eleitorais no Brasil e na Argentina. Foi diretor de arte e diretor de criação em agências de publicidade e diretor de cena com especialização na New York Film Academy.
Augusto Fonseca – Augusto Fonseca é jornalista, vencedor de Prêmio Esso de Reportagem, de 1992. Desde 1994, está no marketing político, tendo trabalhado com profissionais como Duda Mendonça e João Santana. Já coordenou campanhas para prefeito, governador, senador e presidente no Brasil, Argentina, Colômbia e República Dominicana. Sócio da MPB Estratégia & Criação.
Bruno Hoffmann – Bruno Hoffmann é Presidente do CAMP e CEO da ESPLANADA Comunicação Estratégica. Mestre em Political Management pela George Washington University e especialização na Harvard Kennedy School. Laureado nos EUA, Europa e Brasil com mais de 20 prêmios das entidades mais importantes da consultoria política.
Cassiano Sampaio – Cassiano Sampaio é jornalista (Globo News, SBT Brasil, Jornal do Comércio e outros relevantes veículos de comunicação), já atuou em núcleos digitais de três ministérios, da Caixa e da Presidência da República. Participou de quatro campanhas presidenciais e é senior partner da Esplanada Comunicação Estratégica.
Cila Schulman – Cila Schulman é jornalista com pós- graduação em Administração de campanha eleitoral pela George Washington University e especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM. É vice-presidente do Ideia Instituto de Pesquisa, presidente da Fundação Pinion e vice-presidente do CAMP.
Claudio Barretto – Claudio Barretto é publicitário e consultor de marketing político, participou de campanhas a presidente de Ulysses e FHC. Coordenou campanhas para governadores e prefeitos. Sócio-fundador do CAMP, é diretor-executivo da CIA-BP, com escritórios no Rio e São Paulo.
Cleber Benvegnú – Cleber Benvegnú é jornalista e advogado, sócio-fundador da Critério – Resultado em Opinião Pública. Foi secretário de Estado da Comunicação e chefe da Casa Civil do do Rio Grande do Sul. Também é comentarista do Grupo Bandeirantes.
Daniel Machado – Daniel Machado é historiador, especialista em marketing político pela USP. Consultor em diversas campanhas pelo Brasil. Trabalha na formação de lideranças em projetos como o RENOVA BR. Com estratégias inovadoras de mobilização, coleciona vitórias por todo o país.
Darlan Campos – Darlan Campos é consultor em marketing político, escritor e professor. Autor dos livros: “Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político”, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017 e “Marketing Político – construção de candidaturas vitoriosas”, lançado pela editora Lexia/SP, em 2020. Diretor-executivo da República Marketing Político e membro fundador do CAMP.
David Meneses – David Meneses é junkie político com experiência em investigação da opinião pública, campanhas eleitorais, estratégia e comunicação política. Participou de campanhas de vários portes, de presidente a vereador, em muitos países da América Latina. Advogado pela USFQ-Quito, tem dois mestrados pela GWU-Washington, D.C
Duda Lima – Duda Lima é publicitário, especialista em Marketing pela ECA-USP. Vencedor de vários prêmios da publicidade, entre eles o Profissionais do Ano da Rede Globo. Iniciou sua trajetória no marketing eleitoral no ano 2000. Atuou em 34 campanhas eleitorais, sendo 28 vitoriosas
Elaine Wermelinger – Elaine Wermelinger é profissional sênior de Marketing Político com experiência em mais de 50 campanhas para 42 diferentes candidatos desde 1980, desempenhando funções de planejadora, redatora, diretora de criação, coordenadora operacional e de marketing.
Elga Lopes – Elga Lopes é especialista em Opinião Pública e diretora do Instituto DataSenado, diplomada em Jornalismo e Direito pelas Universidades Federal da Bahia e Católica de Salvador, com especialização em Inteligência Competitiva pela Associação Francesa de Marketing.
Emmanuel Publio Dias – Emmanuel Publio Dias é consultor de marketing político especialista em planejamento estratégico, branding e pesquisas, atuando em campanhas majoritárias nacionais e de vários estados, desde 1990, sempre junto às equipes de formulação e análises estratégicas; professor do RenovaBr e ESPM.
Expedito Pessoa – Expedito Pessoa é diretor-presidente da DATAINFO Pesquisas e membro fundador do CAMP. Possui 15 anos de experiência em campanhas eleitorais no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas. Perito em cenários políticos, desenvolveu a técnica de diagnóstico eleitoral que utiliza métodos quantitativos e qualitativos.
Fábio Bernardi – Fábio Bernardi é publicitário, vicepresidente do CAMP e um dos criativos mais premiados do Sul do país. Coordenou mais de 15 campanhas eleitorais majoritárias, entre elas a do atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Fabricio Caruso – Fabricio Caruso é gestor público com MBA Relações Institucionais (Ibmec/DF) com ênfase em Gestão e Estratégia Política em Washington DC, EUA. Relações Institucionais em Governos, Negócios e Comunicação Estratégica. Membro fundador do CAMP.
Felipe Nunes – Felipe Nunes é Ph.D. em Ciência Política e mestre em Estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). É professor na UFMG e diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa. É especialista em pesquisa de opinião e é o inventor do Índice de Popularidade Digital (IPD).
Fernando Meireles – Fernando Meireles é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
Fernando Vieira – Fernando Vieira é jornalista, publicitário e advogado, especialista em marketing, com passagens por grandes redações. Fundador da agência IV5 Inteligência em Comunicação e Marketing, foi premiado por campanhas eleitorais e institucionais. É consultor político em gestão de crises e leciona em pós-graduação.
Fred Perillo – Fred Perillo é consultor, professor e conteudista digital. Atua com marketing político e eleitoral desde 1998 e comunicação digital desde 2010. Foi secretário de Comunicação do Governo de Rondônia e participou de campanhas em 12 estados brasileiros, entre proporcionais ou majoritárias.
Gabriel Côrrea – Gabriel Côrrea é marketeiro, cinéfilo, colecionador de quadrinhos, surfista e otimista. Encaro meu trabalho como uma ferramenta para construir um mundo melhor para todos. Se você tem um projeto neste sentido, vou ser o seu melhor parceiro. Se não for assim, nem me chame.
Gil Castillo – Gil Castillo é consultora de comunicação política e eleitoral com experiência em diversos países, ex-presidente da ALACOP – Asociación Latinoamericana de Consultores Políticos, secretária-geral do CAMP e premiada pela ALACOP, CAMP, EAPC e Napolitan Victory Awards.
Guto Araújo – Guto Araújo é publicitário com especialização em marketing estratégico, audiovisual e mídias digitais. Possui 25 anos de atuação em campanhas políticas e comunicação governamental. Colaborou em seis campanhas presidenciais no Brasil e na América Latina e outras 15 para governos estaduais e prefeituras.
Hélio Doyle – Hélio Doyle é mestre em Comunicação, jornalista, professor da UnB e sócio e consultor da WHD Pesquisa e Estratégia. Foi estrategista e coordenou, entre outras, quatro campanhas para governador do DF, três delas vitoriosas. Foi secretário de Estado em três gestões.
José Carlos Menezes – José Carlos Menezes é jornalista, publicitário, consultor nas áreas de marketing político e comunicação institucional para instituições públicas e privadas. Tem em seu currículo dezenas de campanhas eleitorais, no Brasil e no exterior.
José Fuscaldo – José Fuscaldo preside a Agência Moove (RS), é jornalista e publicitário, atua em comunicação e em marketing público institucional e político. Coordenou diversas campanhas para governador, deputado e vereador no RS. Membro-fundador do CAMP.
Justino Pereira – Justino Pereira é estrategista de campanhas e mandatos. Especializado em mobilização e fundraising on-line e off -line, deu palestras sobre esses temas em vários países. Criou o app “O Conversador”, usado na montagem de cadastros de eleitores. Apresenta o “Consultório Eleitoral” na rádio Brasil Atual, de São Paulo.
Karina Terso – Karina Terso é consultora de comunicação e sócia da 8MKT. Participou de 24 campanhas eleitorais no Brasil e na Argentina. Tem mestrado em Comunicação Política (GWU) e foi planejamento, diretora de criação, redatora de agências de publicidade e repórter de TV.
Leandro Grôppo – Leandro Grôppo é especialista em Comunicação e Marketing Político, pós-graduado em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública, mestre em políticas públicas pela UnB e em comunicação pela UFU, com aperfeiçoamento na George Washington University. Atua há mais de 20 anos em campanhas eleitorais e planejamento de mandatos.
Leurinbergue Lima – Leurinbergue Lima é historiador e jornalista. Pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ). É membro fundador do CAMP e sócio-proprietário da MSL Comunicação e Estratégia.
Lucas de Ouro – Lucas de Ouro é diretor de arte, baiano, foi eleito Profissional de Propaganda do Ano N/NE pelo Prêmio Colunistas 2015. Diretor do Clube de Criação da Bahia com mais de 35 prêmios, já trabalhou para campanhas presidenciais no Brasil, Argentina e Chile.
Lula Guimarães – Lula Guimarães é formado em jornalismo, 20 anos em campanhas eleitorais, duas delas para presidente, 2018 com Geraldo Alckmin, PSDB; e 2014 com Eduardo Campos e Marina Silva, PSB. Em 2016, com João Doria – PSDB, eleito prefeito da cidade de São Paulo no primeiro turno.
Manoel Canabarro – Manoel Canabarro trabalha em marketing político há 24 anos. É um dos fundadores da MPB Estratégia e Criação, empresa que fez várias campanhas para prefeito, governador, senador e presidente no Brasil, Argentina, Colômbia e República Dominicana.
Marcelo Weiss – Marcelo Weiss é consultor político, estrategista de comunicação política, conselheiro do CAMP e diretor da ALACOP no Brasil. Coordenou diversas campanhas no Brasil e na África. Reconhecido por várias premiações no Brasil, na Europa e na América Latina.
Marcus Vinícius Queiroz – Marcus Vinícius Queiroz é publicitário, especialista em comunicação estratégica, consultor e assessor em campanhas políticas, corporativas e de mercado. Participou de vários momentos políticos importantes no Brasil e na Colômbia. Sócio-fundador do CAMP. Campanha presidência OAB/GO Lúcio Flávio, 2015-2018.
Mario Rosa – Mario Rosa é consultor de crises, jornalista e autor de quatro livros sobre o tema: “A síndrome de Aquiles”, “A era do escândalo”, “A reputação na velocidade do pensamento” e “Entre a glória e a vergonha”.
Maurício Moura – Maurício Moura é economista, PhD emEconomia e Política do Setor Público, professor visitante na George Washington University e recebeu certificado do Programa da Owner/President Management da Universidade de Harvard. Fundador e Presidente do Ideia Instituto de Pesquisa.
Moriael Paiva – Moriael Paiva é publicitário e pioneiro no uso de mídias digitais no segmento político. Desde 2000, lidera campanhas presidenciais, estaduais e municipais no Brasil e no exterior. Atua como consultor, professor e empreendedor de negócios digitais.
Nara Alves – Nara Alves é jornalista e consultora política. Coordenou campanhas, foi subsecretária de Comunicação Digital no DF e diretora de imprensa na Presidência da República. Trabalhou na Globo e no Portal iG. Mestre em Comunicação e Análise de Métricas Digitais
Paulo de Tarso da Cunha Santos – Paulo de Tarso da Cunha Santos coordenou equipes de planejamento de comunicação permanente dos estados de São Paulo, Goiás e Paraná e outras cidades. Foi membro da equipe de formulação da comunicação permanente que levou o Governo Lula a atingir 87% de popularidade. Foi assessor pessoal para imagem de FHC e coordenador, entreoutras, das campanhas de Marina Silva, em 2010 e de Lula, em 1994 e 1989, quando criou a expressão “Lula lá”.
Renato Dorgan Filho – Renato Dorgan Filho é especialista em pesquisas qualitativas e quantitativas, analista político, MBA em Marketing Político e Comunicação Eleitoral, advogado, sócio-proprietário do Instituto Travessia de Pesquisas, participa de eleições desde 1998, membro fundador do CAMP.
Ricardo Amado – Ricardo Amado atua como profissional de marketing político há mais de 30 anos. Participou de campanhas majoritárias no Brasil, Argentina, República Dominicana, Angola e Portugal. Foi eleito em 2021 Melhor Consultor Político em Língua Portuguesa pelo Napolitan Victory Awards, premiação concedida pela Washington Academy of Political Arts and Sciences.
Tânia Moreira – Tânia Moreira, jornalista. Atual secretária de Comunicação do Rio Grande do Sul. Especialista em media training e oratória. Já fez mais de 13 campanhas majoritárias na área de rádio e TV.
Tarcísio Dantas – Tarcísio Dantas é diretor de arte reconhecido no Brasil,Argentina, Colômbia, Bolívia, Chile, Panamá e Europa, onde trabalhou em inúmeras campanhas presidenciais, ao governo, prefeituras e de parlamentares. É cofundador do CAMP e considerado um dos precursores do Marketing Político no Brasil, junto com Duda Mendonça – seu dupla de criação – com quem trabalhou por mais de três décadas.
Vitor Colares – Vitor Colares é gestor público e jornalista. Atua há mais de 10 anos no campo da comunicação. Já participou de várias campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais. É sócio de Alberto Lage na OkêArô e vencedor de 16 Prêmios CAMP da Democracia.
Autores convidados
Aline Osório- Aline Osorio é secretária-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mestre em Direito Público pela UERJ e LL.M. pela Harvard Law School.
Hélio Silveira – Hélio Silveira é advogado eleitoral graduado pela USP. Coordenou a área jurídica de campanhas para presidência, governo do estado e prefeituras nos últimos 25 anos. É coautor da obra “O Direito Eleitoral na Era Digital”. Membro do Conselho da EJEP, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP, participa da ABRADEP e de diversas entidades associativas de Direito.