SOBRE O CAMP

logo-camp-completa-about

O CAMP

O Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) é formado por consultores, estrategistas, jornalistas, publicitários e pesquisadores de diversas áreas provenientes de todas as regiões do País. Grandes nomes do setor – que já estiveram em campanhas políticas e gestões de mandato para a maioria dos partidos brasileiros – se reuniram, de forma voluntária, para debater seriamente como a população pode ser beneficiada por regras mais claras e mais justas durante o período eleitoral. O CAMP é apartidário, busca diálogo com todos os partidos e esferas de poder.

A entidade atua permanentemente em defesa da Democracia e propõe uma Reforma Política mais conectada com a vontade popular e com a realidade do mercado. Além disso, atuará para promover o aperfeiçoamento dos profissionais de Marketing Político, organizando eventos e valorizando o trabalho que desenvolvem em defesa da participação popular no processo eleitoral.

Nossos objetivos

DEMOCRACIA FORTE

Fortalecimento da Participação Popular e melhoria do sistema político-eleitoral com uma Reforma Política justa.

PLURALIDADE

Somos apartidários, somos mulheres e homens com opiniões diversas e diálogo aberto com todas as esferas de poder.

VALORIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Desenvolvimento profissional e ações que revelem a importância e beleza do nosso trabalho. O CAMP é um selo de qualidade.

CÓDIGO DE ÉTICA

Respeito profissional, à legislação, à confidencialidade e, sobretudo, à Democracia.

O nascimento do CAMP

A ideia de criar um hub representativo, com alternância de poder e com a presença dos grandes profissionais de Marketing Político no Brasil, não é nova. Vários profissionais tentaram de uma forma ou outro. Mas o momento porém, se mostrou ideal agora.

Já há alguns anos, um grupo de jovens profissionais da área, se encontram anualmente para uma “Jornada Política” onde dividem as suas experiências a cada ciclo eleitoral. O grupo — formado por Bruno Hoffmann, Cassiano Sampaio, Daniel Machado, Expedito Pessoa, Fernando Vieira, Guga Fleury, Lendro Grôppo, Leurinbergue Lima e Lincoln Xavier —  começou a fortalecer o debate sobre a necessidade de uma associação. Porém, faltava uma nomenclatura para a entidade ganhar vida, entre idas e vindas, foram quase 12 meses de debate em torno do nome ideal.

No dia 01/09/2017, porém, o nome CAMP foi cunhado por Bruno Hoffmann durante um almoço com Cassiano Sampaio e Daniel Machado no restaurante Galeteria Serrana, no começo da Asa Sul, em Brasília. Após uma nova roda de debate no grupo, o nome foi aprovado pela maioria.

Na semana seguinte, durante um almoço, Bruno Hoffmann envolveu o diretor de arte, Tarcísio Dantas, no projeto. Em pouco tempo, já tínhamos várias opções de identidade visual e, no dia 29/10/2017, a logo oficial foi aprovada pelo grupo.

Uma ideia, um nome e uma marca, porém, não eram suficientes. Um pequeno grupo de profissionais não teria legitimidade para fundar algo representativo.

Organizamos um documento inicial com algumas ideias, com o objetivo de valorizar nossa profissão e nos organizar para poder ter um impacto ainda mais positivo no sistema democrático do País. O próximo passo foi convidar grandes nomes do Marketing Político para aderirem a ideia.

As primeiras ligações foram excelentes e a nossa lista de “pessoas que apoiam a ideia” crescia exponencialmente. Próximo passo: uma “reunião inicial” – e enfatizamos o “inicial”, pois a ideia era essa mesmo, tudo ainda estava em aberto e decidiríamos juntos a melhor forma de nos organizar.

No dia 03/02/2018, mais de 22 profissionais estiveram reunidos para esse bate papo inicial, mesas em “formato U” e pauta no telão. Ambiente muito positivo, nome e identidade aprovados por aclamação com este grupo e debates sobre todos os pontos com várias novas ideias de como o CAMP poderia funcionar.

Grupos de trabalho funcionando, montamos nosso Estatuto. Em 15/03/2018, em uma nova reunião em São Paulo, assinamos a ata de fundação. Faltava apenas lançar o CAMP para toda a sociedade, o que aconteceu em 02/05/2018, em um evento na Torre de TV, em Brasília para cerca de 100 pessoas.

Nossos Fundadores e Associados

Quer fazer parte do CAMP?