Josmar Andrade

    Associado desde janeiro de 2025

    Pesquisador e professor universitário, consultor e especialista em comunicação integrada de marketing, branding e marketing político. Formado em Jornalismo (ECA/USP) e em Administração (FEA/USP), é Mestre e Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela FEA/USP. Como docente, atua como professor do curso de Bacharelado em Marketing da EACH/USP e do
    Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA/USP, além de ministrar disciplinas em alguns dos mais importantes MBAs do Brasil (USP/ESALQ, GESTCORP/ECA/USP, entre outros). Tem artigos e trabalhos publicados no Brasil e no exterior e é revisor de prestigiosas publicações nacionais e internacionais.

    Como publicitário, foi gerente de Marketing da Folha de S. Paulo (1983/1986), diretor de criação da Kramer & Perroy Propaganda (1987) e sócio da Andrade Propaganda (1987/2001). Também foi gestor da comunicação do Grupo Bandeirantes (2003/2005) e diretor de Marketing do GC2, Rádios Alpha e 89 FM (2007). Já teve peças premiadas no Clube de Criação de São Paulo e uma peça sua foi escolhida como Peça Promocional do Ano no Festival Brasileiro de Promoção e Merchandising em 1987.

    No Marketing Político, já colaborou no planejamento estratégico e na criação de 2 campanhas presidenciais (Eduardo Campos/Marina Silva, 2014 e Geraldo Alckmin, 2018), 2 campanhas para governador (Teresa Surita (RR), 2022 e Coronel Marcos Rocha (RO), 2022), 3 campanhas para senado (Lúcia Vânia (GO), 2018; Romero Jucá (RR), 2022 e Mariana Carvalho (RO), 2022) e 4 campanhas para prefeito (Daniel Coelho (Recife), 2012; Vanessa Grazziotin (Manaus), 2012; Maria do Carmo
    (pré-campanha, Manaus), 2024 e Xerife Jorge Wilson (Guarulhos), em 2024.